Relacionamento com Deus - aula 1 e 2

Discipulado Infantil


PLANO DE AULA - Idade 4 a 8 anos

Tema: Relacionamento com Deus


Aula 1- DEPENDÊNCIA NO OUVIR E OBEDECER A VOZ DE DEUS 

Objetivo: Que a criança aprenda a ouvir e obedecer a voz de Deus.
1) Cante canções que falem sobre ouvir e obedecer a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história dos dois fundamentos Mt 7:24-27.
Como estratégia, prepare em cartolina ou papel cartão, 2 casas parecidas, e 2 pratos, um com pedras e outro com areia. Fixe as casas nos pratos, prenda bem a casa nas pedras, e a casa da areia pode ser superficial, chame algumas crianças para soprar sobre as casas, a casa na areia deve cair e a da pedra não, a partir daí você conta a história que Jesus contou sobre os fundamentos, enfatizando a importância de praticar a Palavra de Deus.
4) Ensine a criança que ouvimos a Deus através de Jesus, lendo a Bíblia, ouvindo as historinhas que estão na Bíblia, orando, nos relacionando com Ele.
5) Atividade: Pintar o desenho.

Observação da professora:









Aula 2 - DEPENDÊNCIA NO OUVIR E OBEDECER A VOZ DE DEUS 

Objetivo: Que a criança aprenda a ouvir e obedecer a voz de Deus.
1) Cante canções que falem sobre ouvir e obedecer a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história de Samuel, que está em I Samuel capítulo 3, enfatizando que ele ouviu a Deus mesmo sendo criança, e que o obedeceu.
4) Ensine a criança que ouvimos a Deus através de Jesus, lendo a Bíblia, ouvindo as historinhas que estão na Bíblia, orando, nos relacionando com Ele.
5) Atividade: Pintar o desenho.
Deus te abençoe!


VIVENDO PARA TRAZER ALEGRIA AO CORAÇÃO DE DEUS - aulas 3 e 4

Aula 3 - VIVENDO PARA TRAZER ALEGRIA  AO CORAÇÃO DE DEUS


Objetivo: Que a criança saiba que ela pode, e deve viver de modo a alegrar o coração de Deus.
1) Cante canções que falem sobre alegrar o coração de Deus ( Sugestões: Eu te busco, Te amo oh, Deus..). Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Explique para a criança que ela deve viver para alegrar o coração de Deus porque foi Ele que a criou, Deus a ama e cuida dela. Dê alguns exemplos de como podemos alegrar o coração de Deus(Use visuais: Recortes de revistas, cartazes):
• Crendo em Deus;
• Obedecendo a Deus;
• Servindo a Deus e as pessoas; ( Dê exemplos de serviços...)
• Amando as pessoas;
• Falando de Jesus para os outros.
Certifique-se de que elas entenderam que devem viver de maneira a alegrar o coração de Deus.
5) Atividade: Pintar e fazer moldura no desenho. (Use papel colorido, E.V.A ou palitos de sorvete e monte um quadrinho sobre o porque alegrar o coração de Deus



Observação da professora:










Aula 4 - VIVENDO PARA TRAZER ALEGRIA AO CORAÇÃO DE DEUS 
Objetivo: Que a criança saiba que ela pode, e deve viver de modo a alegrar o coração de Deus.
1) Cante canções que falem sobre alegrar o coração de Deus ( Sugestões: Eu te busco, Te amo oh, Deus..). Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37 com ênfase no versículo 37 que diz que devemos seguir esse exemplo). Explique que Deus se alegra quando vê em nossa vida atitudes como a do Bom Samaritano. Lembre também, que demonstramos Amor a Deus quando obedecemos a sua Palavra, e que o próprio Jesus disse que Amar a Deus acima de todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos são os maiores mandamentos.
Obs: Tenho sugestões de visuais pra essa história postadas aqui no blog.
Certifique-se de que elas entenderam que devem viver de maneira a alegrar o coração de Deus.
5) Atividade: Pintar o desenho.
Deus te abençoe!

Figuras: 5, 6, 7, 8, 9






NOSSA PRIORIDADE - aulas 5 e 6

Aula 5 - NOSSA PRIORIDADE 


Objetivo: Que a criança aprenda que deve dar prioridade a Deus sobre todas as coisas.
1) Cante canções que falem sobre dar prioridade a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) História do Jovem Rico: Marcos 10.17-25
Explique o que significa a palavra prioridade (direito de ser atendido em primeiro lugar, antes dos demais, primazia de tempo ou de ordem).
Ensine para as crianças que o jovem rico apesar de obedecer a alguns mandamentos, não deu prioridade a Jesus porque estava muito ligado ao dinheiro, e que nós devemos dar prioridade a Deus antes de todas as outras coisas. Ex. dinheiro, roupas, brinquedos, amigos etc... Peça ajuda das crianças para lembrar mais coisas que nos afastam de Deus.
Certifique-se de que elas entenderam que precisam dar prioridade a Deus.
4) Atividade: Ligar e pintar o desenho.

Observação da professora:







Aula 6 - NOSSA PRIORIDADE 

Objetivo: Que a criança aprenda que deve dar prioridade a Deus sobre todas as coisas.
1) Cante canções que falem sobre dar prioridade a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) História de Marta e Maria. Lucas 10:38 a 42
Explique o que significa a palavra prioridade (direito de ser atendido em primeiro lugar, antes dos demais, primazia de tempo ou de ordem)
Narre a história para as crianças e ensine que Marta era muito preocupada com as coisas para fazer, e Maria parava tudo para ouvir os ensinamentos de Jesus. Precisamos ser como Maria e nos assentar aos pés de Jesus para ouví-lo e aprender com Ele.
Certifique-se de que elas entenderam que precisam dar prioridade a Deus.
4) Atividade: Pintar o desenho.
Deus te abençoe!


Observação da professora:





  





CONHECER A DEUS - aulas 7 e 8

Aula 7 - CONHECER A DEUS 


Objetivo: Que a criança saiba que ela pode, e precisa conhecer a Deus.
1) Cante canções que falem sobre conhecer a Deus. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Narre a história de Jó. Enfatize que Jó conhecia a Deus. Jó era um homem que agradava a Deus, era temente a Ele. Jó era próspero, rico, mas foi provado por Deus, perdeu toda riqueza que tinha, seus filhos morreram, porém Jó nunca questionou a Deus (Jó 1:22). No final de sua vida Deus restaurou tudo o que Jó havia perdido e ele pôde falar, antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora te vejo Deus
(Jó 42:5). Certifique-se de que elas entenderam que precisam conhecer a Deus.
4) Ensine para a criança que podemos conhecer a Deus através de Jesus, lendo a Bíblia, ouvindo as historinhas que estão na Bíblia, orando, nos relacionando com Ele.
5) Atividade: Pintar o desenho.

Observação da professora:










Aula 8 - CONHECER A DEUS  

Objetivo: Que a criança aprenda que precisa buscar a Deus de todo coração.
1) Cante canções que falem sobre buscar a Deus de todo coração. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
3) Faça um visual para o versículo Jer. 29:13.
4) Memorize o versículo com as crianças. Explique para a criança que sempre que elas buscarem a Deus de todo coração, elas vão encontrá-lo. De todo coração quer dizer com o pensamento voltado para Ele, sem se preocupar com a hora de brincar ou de comer.
Lembre de exemplos de pessoas da Bíblia que buscaram a Deus, Abraão, José, Elias, Davi, Daniel, Jó e outros. Deixe que elas também falem das pessoas que lembrarem. Certifique-se de que elas entenderam que precisam buscar a Deus de todo coração.
5) Atividade: Pintar o desenho, USE A SUA CRIATIVIDADE.
Sugestão - você pode montar um quadrinho com palitos de churrasco, cola e barbante.
Deus te abençoe!


Figuras: 14, 15, 16, 17

Observação da professora:













AS PROMESSAS DE DEUS - aulas 9 e 10

Aula 9 - AS PROMESSAS DE DEUS


Objetivo: Que a criança entenda a importância de conhecer as Promessas de Deus e se apropriar delas
1) Narre algumas promessas contidas em João para os que crêem em Jesus:
8: 51; 11: 26 – Temos Vida Eterna
12: 46 – Não viverá em Trevas
15: 5, 16 - Frutificaremos
16: 33 – Teremos Paz
Comente cada uma dessas promessas e diga que nós devemos nos apropriar dElas. Elas são presentes de Deus para nós, devemos crer, porque a Palavra de Deus é verdade.
2) Atividade: Pinte a Atividade . Sugestão: Você pode confeccionar cartõezinhos no formato de coração com papel de presente e escrever dentro deles cada uma das promessas da atividade e colar sobre o Pontilhado.


Observação da professora:










Aula 10 - AS PROMESSAS DE DEUS

Objetivo: Que a criança entenda a importância de conhecer as Promessas de Deus e se apropriar delas
1) Narrar Atos 2:1-47 sobre a Descida do Espírito Santo no Pentecostes. Diga que Jesus havia prometido que iria para o Pai mas enviaria um Consolador, e que Ele cumpriu a sua Promessa. Pediu para que os Discípulos esperassem em Jerusalém e eles obedeceram. Esperaram e receberam o Espírito Santo em suas vidas. Essa promessa é pra nós também ainda hoje, o Espírito Santo é o nosso Consolador .
  

Observação da professora:












O DISCÍPULO DE CRISTO - aulas 11 e 12

Aula 11 - O DISCÍPULO DE CRISTO 


Objetivo: Que a criança conheça os discípulos de Cristo e sintam o desejo de também ser um discípulo de Jesus.
1) Introdução: Cantar Se o Mestre mandou (Aline Barros), ou fazer a brinacadeira "O Mestre mandou"
2) Narrar o chamado dos discípulos. Mt. 4:12-25, Mc. 3:13-19. Explique o significado da Palavra Discípulo: "Aquele que segue o Mestre" e fale sobre eles. Eles:
- Seguiram a Jesus.
- Estavam sempre prontos para aprender.
- Continuaram ensinando quando Jesus foi para o céu. ´
Ensine que hoje, nós somos os discípulo de Jesus e que antes de subir ao céu Ele deixou uma importante Missão para todos nós: Mateus 28: 19-20- Fazer outros discípulos ensinando tudo o que temos aprendido dEle.
3) Atividade: Memorize os nomes dos discípulos com as crianças, depois pinte.


Observação da professora:











Aula 12 - O DISCÍPULO DE CRISTO

Objetivo: Despertar nas crianças amor pelas pessoas que não conhecem à Jesus, incentivá-las a orar por essas pessoas e falar de Jesus a elas.
1) Cantar: Uma música que fale sobre "Falar de Jesus".
2) Falar sobre Filipe que levou Natanael a Jesus. Mostre Filipe no cartaz e conte o que aconteceu em Jo. 1:44-51. Nós também devemos falar de Jesus aos nossos amiguinhos.
  


Observação da professora:















A VIDA ABUNDANTE - aulas 13 e 14

Aula 13 - A VIDA ABUNDANTE


Objetivo: Que a criança compreenda que para ter uma vida feliz é preciso ser obediente a Deus.
1) Encape uma caixa de preto, com as laterais brancas(pode ser caixa de camisa ou semelhante) como se fosse uma Bíblia, dentro dela coloque cartõezinhos ou pacotes de presentes que contenham algumas instruções que a Bíblia nos dá. Ex:
- Honrar os Pais, Ex. 20:12
- Amar o próximo Mc 12.31 etc
Apresente a Bíblia como a Palavra de Deus e diga que nela encontramos muitos presentes: Esses presentes são ensinamentos que a Bíblia nos trás. Abra a Bíblia (caixa) e peça para que as crianças retirem , um a um, os presentes que estão dentro da Bíblia( É importante que você providencie cartõezinhos ou presentinhos suficientes para todas as crianças), comente cada um dos mandamentos e sua importância), por fim, explique que é importante conhecermos a Bíblia e seus mandamentos, para obedecê-los para termos uma vida feliz.
3) Atividade: Conduzir as crianças até a Biblia e pintar o desenho.


Observação da professora:











 Aula 14 - A VIDA ABUNDANTE 

1) Relembre a aula da semana passada sobre a importância da Bíblia.
· Nela há instruções de como agirmos,
. Está escrito as histórias que vocês aprendem.
· Ela é verdadeira.
· Deus fala através da Bíblia, etc...
2)Brincadeira – Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito. Converse com as crianças:
Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo caminho estreito, sem desequilibrar e sair fora do caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza que não estamos sozinhos. Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva a coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

Figuras: 26, 27, 28, 29


Observação da professora:















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...